Consultoria em Relações com Investidores

Uma ampla gama de serviços de consultoria em Relações com Investidores e Mercado de Capitais, em parceria com a JMTreiger Consultoria

Para companhias fechadas ou abertas, já listadas ou não

Capacitação Executiva

A SUMAQ realiza programas de treinamento e de Capacitação Executiva para a formação de novas equipes de RI, assim como para a sua atualização.

Os seminários, workshops e programas de coaching para executivos In Company oferecidos pela SUMAQ têm carga horária de até 16 horas de trabalhos em conjunto e uma programação abrangente, com base nos Cursos de Extensão em RI já estruturados e oferecidos com o Centro de Cursos de Extensão (CCE) e o IAG da PUC-Rio.

Os programas são flexíveis e podem incluir módulos complementares específicos, tais como, entre outros:

  • Media training;
  • Gestão de crises;
  • Compliance e Governança Corporativa para RI;
  • Prevenção ao vazamento de informações confidenciais;
  • Obrigações dos diretores estatutários.

Estudos de Percepção

A SUMAQ disponibiliza a realização de Pesquisas Qualitativas ou “Perception Studies” sobre a “performance” da equipe de RI junto ao Mercado, mensurando o grau de satisfação dos investidores institucionais (Buy Side) e dos Analistas Financeiros dos bancos de investimento (Sell Side), com a atuação da Equipe de RI, entre outros, os seguintes pontos, entre outros:

  • Presteza no atendimento;
  • Acuidade das informações fornecidas;
  • Pró-atividade da equipe de RI;
  • Avaliação das apresentações corporativas;
  • Avaliação das ferramentas de comunicação com o mercado:
    • Website de RI;
    • Releases trimestrais;
    • Conferências telefônicas;
    • Relatórios corporativos.
  • Avaliação dos níveis de participação e da assiduidade/presença da empresa nos eventos de mercado;
  • Avaliação do acesso ao “top management”;
  • Performance dos diretores junto ao mercado;
  • Nível de conhecimento da Equipe de RI sobre a empresa e seu setor de atuação.

Reposicionamento e Revisão de Processos

A SUMAQ oferece um serviço de auditoria correspondente a um Programa para a Reavaliação de RI, que fornece uma visão de 360 graus — interna e externa — dos resultados até aqui obtidos:

  • O Programa permite avaliar os processos de trabalho, as ferramentas utilizadas e a adequação e níveis de conhecimento técnico das equipes envolvidas;
  • O Programa contempla ainda um benchmarking com empresas do mesmo segmento ou setor;
  • E capta as opiniões, críticas e sugestões de analistas de mercado do sell side e do buy side via estudo de percepção, também incluído;
  • É realizado um workshop final com os gestores da empresa para a apresentação dos resultados e para a discussão sobre um reposicionamento da estratégia geral de RI da companhia.

Atuação como Área de RI Interina

O sucesso de uma Oferta Inicial de Ações (IPO) depende fundamentalmente da preparação prévia adequada e idealmente bastante antecipada de todas as equipes envolvidas, bem como da adaptação da companhia às suas novas obrigações, aos novos níveis de transparência na comunicação com o mercado de capitais e no atendimento de suas obrigações legais.

A atuação interina pode ocorrer de duas formas:

Montagem de Nova Área

  • Recrutamentos e seleção de profissionais para a montagem de novas áreas;
  • Disponibilização de website de RI compacto (inicial): formato, ferramentas, conteúdo, mensagens chaves, etc;
  • Desenvolvimento de Apresentações Corporativas (formato, conteúdo, mensagens chaves);
  • Treinamento da Nova Equipe; treinamentos para Apresentações Corporativas.

Atendimento

  • Montagem do website inicial de RI (formato e conteúdo);
  • Planejamento e cronograma das primeiras divulgações trimestrais e anuais;
  • Comunicados, Fact Sheets, Position Papers, Releases Financeiros e Fatos Relevantes;
  • Arquivamentos legais e rotocolos na CVM, SEC, bolsas, etc;
  • Organização de eventos para investidores (Company Day, visitas corporativas, etc) para analistas de mercado e para a mídia especializada;
  • Conference Calls e Webcasts;
  • Apoio durante IPO's e outras operações financeiras:
    • Apoio aos escritórios de advocacia envolvidos;
    • Apoio às demais áreas da empresa envolvidas no processo;
    • Redação e revisão de textos (Prospectos/ Formulário de Referência/20-F etc).
  • Publicidade Legal;
  • Media Training & Gestão de Crises.
SUMAQ
Comunicação Financeira na medida das suas iniciativas
Escritórios
Rio de Janeiro
Av. Presidente Wilson, 165
5º andar – Centro 20030-020
Rio de Janeiro, RJ – Brasil

Rua Otávio Carneiro, 100
Sala 908 Círculo Coworking Niterói – Icaraí 24230-190
Niterói, RJ – Brasil
São Paulo
Rua Dr. Braulio Gomes, 36
18º andar – República 01047-020
São Paulo, SP – Brasil
Fale com um especialista
Entre em contato para encontrar a melhor solução de Comunicação Financeira para sua empresa
© 2024 SUMAQ Comunicação Financeira