Consultoria em Relações com Investidores
Uma ampla gama de serviços de consultoria em Relações com Investidores e Mercado de Capitais, em parceria com a JMTreiger Consultoria
Para companhias fechadas ou abertas, já listadas ou não
Capacitação Executiva
A SUMAQ realiza programas de treinamento e de Capacitação Executiva para a formação de novas equipes de RI, assim como para a sua atualização.
Os seminários, workshops e programas de coaching para executivos In Company oferecidos pela SUMAQ têm carga horária de até 16 horas de trabalhos em conjunto e uma programação abrangente, com base nos Cursos de Extensão em RI já estruturados e oferecidos com o Centro de Cursos de Extensão (CCE) e o IAG da PUC-Rio.
Os programas são flexíveis e podem incluir módulos complementares específicos, tais como, entre outros:
- Media training;
- Gestão de crises;
- Compliance e Governança Corporativa para RI;
- Prevenção ao vazamento de informações confidenciais;
- Obrigações dos diretores estatutários.
Estudos de Percepção
A SUMAQ disponibiliza a realização de Pesquisas Qualitativas ou “Perception Studies” sobre a “performance” da equipe de RI junto ao Mercado, mensurando o grau de satisfação dos investidores institucionais (Buy Side) e dos Analistas Financeiros dos bancos de investimento (Sell Side), com a atuação da Equipe de RI, entre outros, os seguintes pontos, entre outros:
- Presteza no atendimento;
- Acuidade das informações fornecidas;
- Pró-atividade da equipe de RI;
- Avaliação das apresentações corporativas;
- Avaliação das ferramentas de comunicação com o mercado:
- Website de RI;
- Releases trimestrais;
- Conferências telefônicas;
- Relatórios corporativos.
- Avaliação dos níveis de participação e da assiduidade/presença da empresa nos eventos de mercado;
- Avaliação do acesso ao “top management”;
- Performance dos diretores junto ao mercado;
- Nível de conhecimento da Equipe de RI sobre a empresa e seu setor de atuação.
Reposicionamento e Revisão de Processos
A SUMAQ oferece um serviço de auditoria correspondente a um Programa para a Reavaliação de RI, que fornece uma visão de 360 graus — interna e externa — dos resultados até aqui obtidos:
- O Programa permite avaliar os processos de trabalho, as ferramentas utilizadas e a adequação e níveis de conhecimento técnico das equipes envolvidas;
- O Programa contempla ainda um benchmarking com empresas do mesmo segmento ou setor;
- E capta as opiniões, críticas e sugestões de analistas de mercado do sell side e do buy side via estudo de percepção, também incluído;
- É realizado um workshop final com os gestores da empresa para a apresentação dos resultados e para a discussão sobre um reposicionamento da estratégia geral de RI da companhia.
Atuação como Área de RI Interina
O sucesso de uma Oferta Inicial de Ações (IPO) depende fundamentalmente da preparação prévia adequada e idealmente bastante antecipada de todas as equipes envolvidas, bem como da adaptação da companhia às suas novas obrigações, aos novos níveis de transparência na comunicação com o mercado de capitais e no atendimento de suas obrigações legais.
A atuação interina pode ocorrer de duas formas:
Montagem de Nova Área
- Recrutamentos e seleção de profissionais para a montagem de novas áreas;
- Disponibilização de website de RI compacto (inicial): formato, ferramentas, conteúdo, mensagens chaves, etc;
- Desenvolvimento de Apresentações Corporativas (formato, conteúdo, mensagens chaves);
- Treinamento da Nova Equipe; treinamentos para Apresentações Corporativas.
Atendimento
- Montagem do website inicial de RI (formato e conteúdo);
- Planejamento e cronograma das primeiras divulgações trimestrais e anuais;
- Comunicados, Fact Sheets, Position Papers, Releases Financeiros e Fatos Relevantes;
- Arquivamentos legais e rotocolos na CVM, SEC, bolsas, etc;
- Organização de eventos para investidores (Company Day, visitas corporativas, etc) para analistas de mercado e para a mídia especializada;
- Conference Calls e Webcasts;
- Apoio durante IPO's e outras operações financeiras:
- Apoio aos escritórios de advocacia envolvidos;
- Apoio às demais áreas da empresa envolvidas no processo;
- Redação e revisão de textos (Prospectos/ Formulário de Referência/20-F etc).
- Publicidade Legal;
- Media Training & Gestão de Crises.